Pular para o conteúdo principal

Experimentos e observações dos movimentos de rotação e translação


Na sala de aula, partimos para os experimentos de observação, sobre os movimentos de rotação e translação, pois alunos ainda tinham dúvidas sobre como se formam o dia e noite.

Passamos a utilizar, uma caixa com um furo lateral que representa a luz do Sol que ilumina parte da Terra, onde é dia. E a outra face do planeta, que permanece escura, está de noite. Muitos alunos apresentavam respostas não-convencionais e muitas dúvidas sobre o dia e a noite. Foi o momento oportuno, para explicar e observar como o movimento de rotação acontece. Segue algumas fotos do experimento feito em sala de aula:






Em um espaço aberto, no pátio da escola, pudemos observar: como ocorre o movimento de translação dos planetas, que acontece ao redor do sol; além da ordem dos planetas. Para tanto, primeiramente, estudamos os textos disponíveis sobre os planetas do Sistema Solar portal de educação do Uol, disponível no link abaixo:



Através desse experimento, a turma observou que cada planeta tem suas características como: 

  • Temperaturas baixas ou altas de acordo com a distância ou proximidade do Sol;
  • Movimentos de rotação (um dia) de de translação (um ano) com tempos e velocidade diferentes, em comparação com a Terra;
  • Composição dos planetas que são classificados em rochosos e gasosos.


Seguem abaixo, algumas fotos deste momento de experiências. Cada aluno ficou com um corpo celeste e representou sua posição e movimento.







Professor Joabson Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Montagem da maquete do Sistema Solar

Voltando para a sala de aula, montamos a nossa maquete, que ficará exposta na sala de aula.

Confecção do Dicionário Atronômico

Para construirmos o Dicionário Astronômico, realizamos pesquisas na internet, em fontes confiáveis de informação, sobre o significado de cada termo destacado pelos alunos na atividade anterior. Depois, em dupla, os estudantes do 3º ano E, ilustraram as páginas do nosso dicionário astronômico. A intenção da turma é deixar o dicionário disponível, na biblioteca da nossa escola. Professor Joabson Pereira