Na sala de aula, partimos para os experimentos de observação, sobre os movimentos de rotação e translação, pois alunos ainda tinham dúvidas sobre como se formam o dia e noite.
Passamos a utilizar, uma caixa com um furo lateral que representa a luz do Sol que ilumina parte da Terra, onde é dia. E a outra face do planeta, que permanece escura, está de noite. Muitos alunos apresentavam respostas não-convencionais e muitas dúvidas sobre o dia e a noite. Foi o momento oportuno, para explicar e observar como o movimento de rotação acontece. Segue algumas fotos do experimento feito em sala de aula:
Em um espaço aberto, no pátio da escola, pudemos observar: como ocorre o movimento de translação dos planetas, que acontece ao redor do sol; além da ordem dos planetas. Para tanto, primeiramente, estudamos os textos disponíveis sobre os planetas do Sistema Solar portal de educação do Uol, disponível no link abaixo:
Através desse experimento, a turma observou que cada planeta tem suas características como:
- Temperaturas baixas ou altas de acordo com a distância ou proximidade do Sol;
- Movimentos de rotação (um dia) de de translação (um ano) com tempos e velocidade diferentes, em comparação com a Terra;
- Composição dos planetas que são classificados em rochosos e gasosos.
Seguem abaixo, algumas fotos deste momento de experiências. Cada aluno ficou com um corpo celeste e representou sua posição e movimento.
Professor Joabson Pereira
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