Pular para o conteúdo principal

Hora do Desafio! Vamos abrir a caixa!


Conforme a atividade anterior em que cada dupla elaborou uma dúvida sobre o Sistema Solar e os outros corpos celestes. Estamos aqui, nesse post, para dar continuidade ao nosso projeto. Desta vez as dúvidas de vocês se transformaram na Caixa de Desafios.




Na qual, cada dupla terá que pegar um desafio da caixa, pesquisar na internet com a ajuda do Google e depois responder aqui no comentários, os resultados encontrados.

Atenção 3° ano "E"! Postem aqui as respostas dos desafios! Não esqueçam de fazer a referência ao site em que envontraram as respostas! 

Professor Joabson Pereira.

Comentários

  1. Desafio do trio: José Arthur, Isabella, Douglas

    Pergunta: Por que a Lua cheia brilha mais que as estrelas?

    Respostas: porque a lua reflete a luz do sol. Na lua cheia,100/ da face lunar voltada para a terra fica iluminada

    Site: www.zenite.nu/lua-cheia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Desafio de João Vitório e Allany

    Pergunta: Qual o tamanho de uma galaxia?

    Resposta: Elas são encontradas a uma distância de até 150 mil anos-luz do centro da galáxia; até então, acreditava-se que a Via Láctea tinha uma dimensão de 100.000 anos-luz. Isso significa que a Via Láctea é pelo menos 50% maior do que se costuma estimar.

    Site:gizmodo.uol

    ResponderExcluir
  4. desafio da dupla: Kariny e Weverton

    Pergunta: Quais são os outros planetas que podem habitar vida?

    A intensa procura por mundos semelhantes ao nosso, perdidos universo afora, revelou seu mais novo filhote nesta semana. O “Kepler 452b”, localizado na constelação de Cygnus (a 1.400 anos-luz), é festejado pela Nasa como o planeta “mais parecido com a Terra já descoberto”

    Site: gazetado .com .br

    ResponderExcluir
  5. Desafio da dupla: kauan Albert

    pergunta:de que é feita a lua?

    A superfície da Lua é feita de rochas e poeira. Ela é mais fina sob a maria(grande piscina de lava endurecida) e mais densa sob as partes altas. Talvez mesmo, exista mais maria no lado mais próximo, porque a crosta é mais fina. É mais fácil, numa crosta fina, a lava subir até a superfície.

    Site: wikibooks

    ResponderExcluir
  6. Desafio do trio: Mikael, Diogo, Julia

    Pergunta: Existem outros sistemas solares?

    Cientistas descobrem outro 'Sistema Solar'

    É a primeira vez que se encontra tantos exoplanetas ao redor de uma estrela distante

    Site: https://www.gazetaonline.com.br/noticias/ciencia_e_tecnologia/2017/12/cientistas-descobrem-outro--sistema-solar-1014111221.html

    ResponderExcluir
  7. Dupla: Anderson e Lucas

    Pergunta: Qual é a maior estrela do Universo?

    Resposta: É a VY Canis Majoris, também conhecida como VY Cma, que fica a 5 mil anos-luz da Terra e tem 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro

    Site: mundo estranho

    ResponderExcluir
  8. Desafio do trio: Jonatas, Maycon, Joao Paulo

    Existe vida fora da terra?

    mesmo assim hoje muitos cientistas acreditam que o contato com extraterrestre e mera questão de tempo. Então de acordo com a pesquis, acreditamos que não existe vida fora do planeta Terra.

    Site: super.abril

    ResponderExcluir
  9. Desafio: Arthur V e Yasmim

    Pergunta: O que é uma estrela cadente?

    estrela cadente e o pedaço de outra de um meteoro ou de outra particula cosmica que ao entra na atmosfera da terra deixa um rastro luminados por onde passa divido a queima do seu material

    ResponderExcluir
  10. Dupla: Laryssa e Manuelly

    Pergunta: O que são alienígenas? Eles existem?

    Vida extraterrestre é a vida que não se origina a partir do planeta Terra. É também chamada de vida alienígena. Estas formas de vida, ainda hipotéticas, podem variar de organismos simples, como bactérias, até seres muito mais complexos do que os humanos.

    Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vida_extraterrestre

    ResponderExcluir
  11. Dupla: Sarah Gabrielle e Jamilly

    pergunta: Quais são os ultimos planetas descobertos?

    O novo sistema solar orbita em torno da estrela Trappist-1, um astro do tamanho de Júpiter encontrado na constelação de Aquário. No ano passado, uma equipe internacional de astrônomos achou três planetas orbitando este astro, com tão somente 8% da massa do Sol. Em um novo estudo publicado hoje na revista Nature, a mesma equipe confirma a existência desses três planetas e anuncia outros quatro. Todos os sete planetas têm o tamanho similar ao da Terra, mas estão muito mais próximos à sua estrela, o que permitiria que abrigassem água líquida, condição essencial para a vida, segundo um comunicado oficial do Observatório Europeu do Sul(ESO).

    SITE: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/22/ciencia/1487783042_037999.html

    ResponderExcluir
  12. Dupla: Ana Heloísa e Letícia

    Pergunta: Por que a Lua às vezes brilha e outras vezes está apagada?

    Resposta:

    Esta é a resposta, já que a lua funciona no espaço como um “espelho” de luz, sendo assim, o que vemos nas noites é apenas a luz solar, que em contato com a superfície da lua, reflete seu brilho para Terra

    Site: geografiaopinativa

    ResponderExcluir
  13. Dupla: Sarah Gabrielle e Jamilly

    Pergunta: Quais são os nomes dos últimos planetas descobertos pelos cientistas?


    O novo sistema solar orbita em torno da estrela Trappist-1, um astro do tamanho de Júpiter encontrado na constelação de Aquário. No ano passado, uma equipe internacional de astrônomos achou três planetas orbitando este astro, com tão somente 8% da massa do Sol. Em um novo estudo publicado hoje na revista Nature, a mesma equipe confirma a existência desses três planetas e anuncia outros quatro. Todos os sete planetas têm o tamanho similar ao da Terra, mas estão muito mais próximos à sua estrela, o que permitiria que abrigassem água líquida, condição essencial para a vida, segundo um comunicado oficial do Observatório Europeu do Sul (ESO).

    Site: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/22/ciencia/1487783042_037999.html

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal! Gostaria de parabenizar todos vocês pelo esforço e empenho para concluir essa atividade do nosso projeto! Quero agradecer também a Thiago que nos emprestou a sua conta do Google!
    Foi muito proveitoso!
    Até mais! Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Montagem da maquete do Sistema Solar

Voltando para a sala de aula, montamos a nossa maquete, que ficará exposta na sala de aula.

Experimentos e observações dos movimentos de rotação e translação

Na sala de aula, partimos para os experimentos de observação, sobre os movimentos de rotação e translação, pois alunos ainda tinham dúvidas sobre como se formam o dia e noite. Passamos a utilizar, uma caixa com um furo lateral que representa a luz do Sol que ilumina parte da Terra, onde é dia. E a outra face do planeta, que permanece escura, está de noite. Muitos alunos apresentavam respostas não-convencionais e muitas dúvidas sobre o dia e a noite. Foi o momento oportuno, para explicar e observar como o movimento de rotação acontece. Segue algumas fotos do experimento feito em sala de aula: Em um espaço aberto, no pátio da escola, pudemos observar: como ocorre o movimento de translação dos planetas, que acontece ao redor do sol; além da ordem dos planetas. Para tanto, primeiramente, estudamos os textos disponíveis sobre os planetas do Sistema Solar portal de educação do Uol, disponível no link abaixo: Sistema Solar: Planetas e características... A

Confecção do Dicionário Atronômico

Para construirmos o Dicionário Astronômico, realizamos pesquisas na internet, em fontes confiáveis de informação, sobre o significado de cada termo destacado pelos alunos na atividade anterior. Depois, em dupla, os estudantes do 3º ano E, ilustraram as páginas do nosso dicionário astronômico. A intenção da turma é deixar o dicionário disponível, na biblioteca da nossa escola. Professor Joabson Pereira